Ciência no 1º Ciclo

Data: 05-05-2012 | De: Sandra Neto

Há alguns dias, no âmbito da semana da leitura e por convite aos EE, fui ao Jardim Escola onde está o meu filho contar uma história. Escolhi 'A Ciência'. Ao questionar o grupo de crianças (pré-escolar e 1º ciclo): 'Vou contar uma história sobre ciência, concordam?'. As crianças responderam de forma entusiasmada e em côro: SIM.
A ciência é simples e no 1º ciclo verifica-se que a grande maioria dos docentes não está recetivo e tem reduzidas competências para divulgar aprendizagens neste domínio.
Na história que fui improvizando, colocando questões e conduzido ou sendo conduzida pelas respostas e questões daquelas cabeças que na sua simplicidade conseguem descobrir tudo sozinhos! Como por exemplo: a imagem invertida na parte convexa da colher - 'a colher está ao contrário!' (respondeu uma criança de 7 anos); pretendi transmitir-lhes que cada um deles é um pequeno cientista. A idade de ouro da aprendizagem é sem dúvida dos 3 aos 9 anos e as nossas crianças merecem sem dúvida docentes e não docentes com um maior nível de competências, neste ciclo de estudos.

Novo comentário