Bioquímica

Tópico: Bioquímica

Bioquímica/Física

Data: 10-04-2012 | De: Liliana Nova

Data: 2011-12-21

Vi num livro, de experiências científicas, uma experiência muito interessante, contudo gostaria de saber se a mesma é verdadeira.
Resumidamente, a mesma consiste em esmagar cereais (com alto teor em ferro), daqueles que se come com leite ao pequeno-almoço, em água morna e colocá-los dentro de um saco. Em seguida, colocar um íman forte (Neodímio, por exemplo) na parte exterior do saco e com o mesmo atrair pedaços de ferro que estavam contidos nos cereais. Já fiz a experiência e resulta na perfeição, embora o ferro que se visualize seja pouco e em forma de limalha.
A questão que coloco é: este ferro que visualizo faria parte da composição química dos cereais ou resulta de resíduos aquando da fabricação dos mesmos?
Dados pessoais: 27 anos, Póvoa de Varzim, estudante universitária.

Re:Bioquímica/Física

Data: 10-04-2012 | De: Graciete Rietsch Monteiro Fernandes

Data: 2011-12-21

Julgo que esse ferro não resulta dos cereais pois aí encontra-se combinado e portanto sob a forma de ião. Não me parece que o Fe metálico possa ser introduzido nos alimentos.
Para mim, a ser verdade, resulta de resíduos da fabricação ou até do processo de esmagamento dos cereais.
Mas posso estar muito enganada.

Re:Bioquímica/Física

Data: 10-04-2012 | De: Carmo Barreto

Data: 2011-12-22

Bom dia Liliana.
O ferro que se separa dos cereais é adicionado propositadamente. A ideia é que algum desse ferro seja absorvido pelo organismo, uma vez que o ferro é um elemento indispensável à vida (por exemplo, na hemoglobina dos nosso glóbulos vermelhos, sem o ferro não seria possível transportar oxigénio). No entanto absorvemos melhor o ferro noutras formas, por isso é que quando as pessoas tinham anemia as mandavam comer fígado hoje em dia há muitos suplementos alimentares, mas de qualquer maneira em geral é preferível ingerir alimentos variados, de modo a evitar carências.

Re:Bioquímica/Física

Data: 12-04-2012 | De: João Alves

Data: 2012-04-11

Não, não resulta de resíduos. Na realidade é ferro que é propositadamente adicionado aos cereais.

Ve este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=tGWSt0lIIps

Um ambiente de pH baixo dissove esse ferro e permite absorvê-lo.

Re:Bioquímica/Física

Data: 12-04-2012 | De: João Calafate

Data: 2012-04-11

Cara Liliana,
Veja, por favor, através deste link - http://www.aquimicadascoisas.org/?episodio=a-quimica-dos-cereais-do-pequeno-almoco - um vídeo que completa as anteriores respostas à sua questão.
Espero ter ajudado!
Cumprimentos,
o editor.

Novo comentário