Curiosidades científicas

Tópico: Curiosidades científicas

Ciência

Data: 21-11-2017 | De: Melissa Costa dos Santos

Esse material escuro que se parece com ferro e massa com sentido girando anti horario formando tempo espaço e massa ou seja ele da a teoria de viagem no tempo

Sobre a pergunta, por que o céu é azul?

Data: 12-11-2013 | De: Rayran Victor

Você já parou para pensar nessa pergunta? Qual a explicação para o fato de o céu ser azul? A explicação para essa pergunta pode ser dada a partir de um fenômeno físico que ocorre na atmosfera, denominado de espalhamento de Rayleigh. Como se sabe, a radiação solar que aquece a Terra é uma luz extremamente brilhosa e branca, porém composta por várias outras tonalidades de cor, cada qual com um comprimento de onda específico. O que ocorre é que quando a luz penetra na atmosfera ela atinge os átomos de nitrogênio e oxigênio, bem como as outras partículas que compõem a atmosfera, dando origem ao fenômeno do espalhamento.

Como sabemos, a luz é uma onda que possui vários comprimentos. Segundo o fenômeno físico do espalhamento, a luz solar é espalhada em várias direções e com várias tonalidades de cor, cada uma com um comprimento de onda específico, no entanto, a onda que possui o comprimento da cor azul é bem mais definida e eficiente do que as outras. Por esse motivo é que vemos o Sol como um disco brilhante e o restante do céu todo azul, justamente em razão do efeito que a luz provoca sobre os átomos que compõem o ar, a qual faz com que a luz seja espalhada em vários comprimentos de onda, dos quais somente percebemos a cor azul.

O mesmo ocorre pela tarde, quando passamos a ver o céu com um leve toque de vermelho ou laranja, que se deve ao fato de a luz percorrer um caminho maior para chegar até nossos olhos.

(Contributo de um cidadão.)

Física/Porque o céu é azul?

Data: 09-03-2012 | De: Marcelo Leão

Data: 2011-11-24

Sempre que olho para o céu pergunto-me: porque ele será azul e não de outra cor? É uma questão que frequentemente faço a mim próprio. Gostaria de saber a resposta. Obrigado!
Dados pessoais: 20 anos, Rebordosa, estudante universitário.

Re:Física/Porque o céu é azul?

Data: 09-03-2012 | De: Ana Martins

Data: 2011-11-25

A luz azul na atmosfera resulta basicamente de um fenómeno que se denomina “Difusão de Rayleigh”. De uma forma mais simples: a maior parte da radiação electromagnética de maiores comprimentos de onda propaga-se sem problemas pela atmosfera, ou seja, as luzes vermelhas, laranjas ou até amarelas, são normalmente pouco afectadas pela atmosfera. Contudo, comprimentos de onda menores (ou seja quando avançamos para o domínio dos azuis) são afectados significativamente pelas moléculas de gases que existem na atmosfera, pelo que a luz azul quando “embate” contra estas partículas, radia em todas as direcções no céu. Deste modo, qualquer que seja a direcção que se olha, parte desta radiação difundida atinge-nos. O céu parece-nos pois azul porque no fundo o que estamos a ver é a difusão da radiação electromagnética de menores comprimentos de onda (neste caso o azul) pelas partículas de pequenas dimensões (gases) existentes na atmosfera. Da mesma forma, em dias com nevoeiro, ou em zonas bastante poluídas com partículas de maiores dimensões na atmosfera ("Difusão de Mie") deixamos de ver o azul mas muitas vezes vemos a atmosfera com outras tonalidades (alaranjados, amarelados, por ex.) pois os processos de absorção/difusão da luz visível alteram-se em função das dimensões e características ópticas das partículas existentes na atmosfera, bem como da trajectória que a radiação visivel percorre na atmosfera.

Novo comentário