Data: 2011-10-11
A colega RG refere um aspeto importante da explicação. No entanto, sem falar do movimento da Terra em torno do CM do sistema Terra-Lua (T-L), não é possível explicar, mesmo a nível elementar, que há as marés na Terra que refere. Aliás, se não houvesse esse movimento, a Terra e a Lua colapsariam!
Sugiro a seguinte adaptação da explicação de RG:
«Assim, no lado mais próximo a aceleração da água é superior à do centro da T, e portanto superior à força centrípeta necessária para o seu movimento em torno do CM do sistema T-L, e a água orbita o CM numa órbita com raio mais pequeno, ou seja, a aproxima-se da L; o nível da água sobe.
No lado mais afastado a aceleração da água é inferior à do centro da T, e portanto inferior à força centrípeta necessária; a água orbita com um raio maior, fica mais afastada da L; o nível da água sobe.»
Poderia ainda acrescentar-se: "a parte mais afastada ficar mais afastada e a parte mais próxima ficar mais próxima" aplica-se, não só aos oceanos (aquilo que é mais visível), mas a toda a Terra: crosta, atmosfera, …
Re:Física - Marés
Data: 12-01-2012 | De: António Alberto Silva