Re:Física/Movimento

Data: 04-04-2012 | De: José Gonçalves

Data: 2012-04-02

Olá Liliana,
experimenta ver esta animação (pode ser que ajude):
https://www.physicsclassroom.com/mmedia/vectors/tb.gif
Quando lanças o objecto este sobe este tem um movimento vertical (devido à força que imprimiste sobre ele) e um movimento horizontal.
Ver esta figura: https://www.lnk2lrn.com/ProjectileMotion01.gif

Penso que a tua dificuldade e a de muitos estudantes é compreender porque este tem velocidade no eixo horizontal. Pois bem, não podes esquecer que estás dentro do barco em movimento, o teu corpo (e o objecto) viaja à mesma velocidade do barco. Logo, imediatamente antes de lançar o objecto, a velocidade que terá, poderás dividir em duas componentes. Ou seja, a velocidade que lhe impinges verticalmente e a velocidade que é impinginda pelo movimento do barco e que tu também sofres.

Novo comentário