Re:História/Marco histórico: Cristo

Data: 17-01-2013 | De: Manuel Graça

A contagem A.C./B.C é uma convenção artificial. Só em plena idade média, com uma grande presença religiosa é que se estabeleceu o ano 1 como o ano de nascimento de Jesus e o ano de referência para contagem do tempo no mundo cristão. “Nós” estamos no ano 2013, mas no calendário hebreu estamos no ano cinco mil setecentos e setenta e algo. O calendário Islâmico usa como ano zero a ida de Maomé para Medina, ou seja, está cerca de 600 anos mais atrás. Há muitos outros calendários em que o ano de partido é algum acontecimento histórico - religioso.
O Judaísmo NÃO foi a primeira religião do mundo, nem sequer a primeira religião monoteísta. Tal vez a primeira religião monoteísta tenha sido o Zoroastrismo na Pérsia (que pode ter influenciado o Judaísmo), tendo havido igualmente tentativas de imposição de cultos monoteístas no próprio Egito por volta do ano 1300 AC.
No entanto, não esquecer que os cultos que adoram vários deuses (e.g. Hinduísmo) são igualmente religiões. Com certeza que eram religiosos igualmente os Neandertais, que enterraram os seus mortos com objetos pessoais. Talvez possamos afirmar que desde que há humanidade há cultos religiosos.

Novo comentário