Re:Ambiente/Fuga de metano

Data: 22-07-2013 | De: João Pedro Calafate

Cara amiga Graciete Fernandes,

há pouco tempo li na revista "Quero Saber" um artigo que explica o fenómeno que descreve na sua questão. Assim sendo, resolvi transcrever o que lá escreveram e aqui partilhar a explicação deles, bem como um vídeo, para se melhor poder compreender este interessante e curioso fenómeno e responder em parte à sua questão.

De notar que o fenómeno se passa no Turquemenistão e não na Sibéria.
O artigo não responde qual o impacto na natureza desta combustão, mas tanto quanto sei, uma vez que o metano está a arder não representa perigo ambiental a nível local e global. Os prejuízos a nível ambiental serão os mesmos que outra qualquer combustão controlada, devido à libertação de dióxido de carbono.

-----------------------------------------------------------------

«Quem abriu a “porta do inferno”?

A cratera de gás natural de Darvaza é uma bacia de 70 metros de largura situada no meio do deserto de Karakum , no Turquemenistão . A cratera, que foi criada quando um campo e uma plataforma de perfuração de gás natural aluíram em 1971, é chamada informalmente de “porta do/para o inferno” pela população local, pois arde há 42 anos.
As chamas foram instigadas quando uma equipa de perfuração da União Soviética decidiu que, depois do colapso da plataforma, a melhor forma de lidar com a grande quantidade de gás metano derramado era queimá-la. Na altura, os geólogos previram que o metano iria arder dentro de dias, mas quatro décadas depois, o gás natural continua a queimar, iluminando a região circundante por quilómetros.
Atualmente, a “porta para o inferno” é uma atração turística, com viajantes a afluírem à aldeia vizinha de Darvaza – que tem uma população de apenas cerca de 350 pessoas – vindos de todo o mundo. Tipicamente, os grupos turísticos visitam o local ao fim da tarde, pois o brilho ardente da cratera é mais dramático à pouca luz do anoitecer que durante o dia, como pode ver aqui»: https://querosaber.sapo.pt/ambiente/video-as-portas-do-inferno

Veja o vídeo, sobre este fenómeno geofísico, que a “Quero Saber” partilhou:
https://querosaber.sapo.pt/ambiente/video-as-portas-do-inferno

-----------------------------------------------------------------

Um abraço e boas incursões pelo mundo da Ciência,
o editor.

Novo comentário