Re:Biologia/Neurociências/Inteligência

Data: 23-05-2013 | De: Marina Fuertes

Somo os únicos seres vivos inteligentes?

No nosso planeta existem muitos seres vivos com inteligência. Facilmente se reconhece que um cão compreende as ordens recebidas, persegue objetivos e resolve problemas. Outros primatas são, especialmente, competentes a aprender a comunicar através de símbolos, resolver problemas lógicos, e parecem até ter "sentimentos" de justiça ou de injustiça. Contudo, crê-se que o ser humano é o único capaz de "meta-cognição", ou seja, pensar sobre o seu próprio pensamento e sobre os seus atos. O ser humano é capaz de raciocínio abstrato, i.e., de pensar sobre algo hipotético. Por exemplo, não operar apenas sobre acções concretas. O homem é capaz de cálculo combinatório avançado (mas também um computador). O homem tem ainda algo irreplicável por qualquer máquina: a "intuição", que se traduz por exemplo na capacidade de nas interações sociais interpretar as reações comportamentais, faciais, ou tom de voz do seu interlocutor e até de detetar quando está a ser enganado.

O que é a inteligência?

A inteligência é uma faculdade mental composta por várias dimensões (socioemocionais, cognitivas, psicomotoras, artísticas, éticas, etc.).
A inteligência é especialmente apurada nos seres humanos, porque ao longo da evolução esta faculdade trouxe aos indivíduo vantagem competitiva relativamente a outros indivíduos da sua espécie.

A inteligência pode ser desenvolvida e treinada?

Claro que sim, principalmente através da leitura, da escrita, de análises e reescrita de textos. A melhor forma de desenvolver a inteligência é lançarmo-nos num projeto. Imagina, um tema que adores (música, surf, informática) ou uma pergunta que te inquieta (como começou o universo?; Deus existe?). Começa por leres o que existe sobre o tema: escolhe um ou dois livros (pede opinião aos teus professores sobre o que leres), depois consulta na net informação sobre o assunto. Depois de lida e reunida a informação, tenta escrever um texto, fazer um filme sobre o assunto, um jornal, um blogue, etc... Ao reunires e organizares informação, ao recontares, ao analisares, ao interpretares... estás a organizar operações mentais que desenvolvem competências como a inteligência, a criatividade e ficarás certamente mais culto... é como ir ao ginásio do cérebro.
Faz o teu projeto sobre o que te apaixona e diverte-te!

Novo comentário