Re:Saúde/Alimentação/Nutrição

Data: 01-09-2013 | De: Sílvia Pinhão

Sim, desde que a escolha dos alimentos seja bem feita é possível ser vegetariano, sem recorrer a qualquer tipo de alimento de origem animal. Se for ovo-lacto-vegetariano, ou seja, se na alimentação forem escolhidos produtos como ovos e lacticínios (que não são animais, mas que provêm deles) a alimentação fica completa, não havendo qualquer preocupação. Se se decidir por um regime mesmo vegan (excluindo todo e qualquer produto de origem animal), é importante ter em atenção os aminoácidos limitantes, pois são necessários para o funcionamento do organismo, mas não os conseguimos sintetizar, ou seja os alimentos devem ser conjugados de forma a que seja possível mimetizar a proteína animal.
Economicamente pode assumir-se que a escolha de alimentos como tofu, seitan e outros derivados de soja sejam realmente mais caros, mas não podemos esquecer que a carne e o peixe acabam por ser excluídos e por isso poderá equivaler uma coisa à outra. Cada vez mais as cadeias de supermercados disponibilizam uma grande variedade de produtos, cada vez mais acessíveis a todos, neste caso será importante pesquisar um pouco sobre métodos de confeção culinária para que os alimentos fiquem mais saborosos e as refeições mais agradáveis.
De qualquer forma é sempre bom lembrar que apesar de tudo isto ser viável quer fisiologicamente quer economicamente, nós nascemos omnívoros, e portanto o nosso sistema digestivo não está preparado para ser exclusivamente vegetariano... e por essa razão é essencial a atenção a alguns nutrientes como: vitamina b12, vitamina D, Riboflavina, Cálcio, Zinco e ferro, podendo ser necessária a sua suplementação.

Novo comentário