Re:Teoria do Caos

Data: 10-05-2013 | De: Marinho Lopes

Olá Rogério,

Aconselho-o a ler o artigo que escrevi sobre a Teoria das Cordas: https://cienciapatodos.webnode.pt/news/teoria-das-cordas/

É importante reparar que é apenas uma teoria em estudo, sem qualquer comprovação experimental. Está longe de ser uma teoria aceite pela comunidade científica em geral, pois de resto ainda é uma teoria incompleta. Assim, não deve falar nos seus pressupostos, como se fossem dados adquiridos e por todos aceites. Está-se muito longe de se ter provado que o mundo realmente é composto por cordas e o mesmo é definido pelas frequências destas.

Sim, como escrevi no artigo, o Princípio da Incerteza de Heisenberg estipula um limite para a precisão das medidas. Ainda assim, mesmo sem o considerar, o problema permaneceria, pois a tecnologia actual está muito longe (na maioria dos casos) da escala de Planck, ou seja, da escala onde esse Princípio seria realmente um problema. Por outras palavras, os instrumentos de medida que dispomos têm todos um erro associado, o qual nos limita quando queremos "jogar" com sistemas caóticos.

Não, não há relação entre as duas coisas. Os fractais nem têm que ser obtidos necessariamente de um sistema caótico (ou seja, a implicação só funciona ao contrário: os sistemas caóticos é que têm dimensão fractal nos seus atractores estranhos). Notar que por simetria temporal, queria dizer que, por exemplo, se a Terra roda num sentido para o futuro, para o passado roda do mesmo modo, ainda que no sentido contrário - a equação é a mesma, é uma questão de mudar um sinal.

Se tiver mais dúvidas, disponha.

Novo comentário