Re:Teoria do Caos

Data: 10-05-2013 | De: Marinho Lopes

Também li esse livro do Stephen Hawking.

A Teoria do Caos normalmente é leccionada em cursos de Física e afins (como astrofísica), a um grau de licenciatura ou mestrado. Uma vez que disse que tem formação de robótica, suponho que tenha aprendido cálculo integral e diferencial. Nesse caso, à partida, estará preparado para pegar um num livro técnico sobre sistemas não-lineares, e aí irá descobrir de onde aparece o caos. Recomendo, por exemplo, o livro do Strogatz de 1994, "Nonlinear dynamics and Chaos". Se o conseguir compreender, ficará a saber mais do que o que aprenderia num curso de Física, provavelmente.

Se o que queria era aprender mais sobre a Teoria das Cordas, posso desde já dizer-lhe que isso não é propriamente fácil - só num doutoramento em Física é que estaria ao nível de começar a aprender isso. É uma teoria com uma matemática muito complexa e que por isso só é estudada mesmo por aqueles que querem dedicar-se à sua investigação. Eu, por exemplo, no meu curso de Física nunca aprendi nada sobre cordas. (A razão não é só a complexidade, é também o facto de normalmente nos cursos só se aprender teorias completas e já verificadas experimentalmente, não sendo a teoria das cordas um exemplo disso.)

Novo comentário