Re:Astronomia/Astrofísica/Cosmologia

Data: 21-11-2013 | De: João Lourenço Monteiro

Olá Carina,

agradeço a tua pergunta.

Falas de duas coisas que não se misturam: a ciência e a religião. São dois temas que olham para a realidade de modo diferente. A ciência trata de factos e procura entender a realidade tal como ela é; a religião trata de crenças e procura dar conforto às pessoas.

É verdade que ainda não temos as respostas todas, mas esse é um dos fascínios da ciência! Estamos sempre à procura de respostas :)

Por exemplo sabemos que o universo surgiu através do processo que se chama BigBang e que se encontra em expansão. O que existia antes ainda é pouco claro (talvez um astrónomo te posso dar mais informação).

Quanto ao poder de Deus, então entramos noutro domínio que é o da religião e não o da ciência. Terias de explicar a que Deus, ou Deuses, te referes para começar. Como disse a religião trata de crenças, e consoante a crença em que se foi educado pode-se acreditar num Deus (caso do judaísmo, cristianismo e islão) ou em vários deuses (como no Hinduísmo, p.ex.). Quem nasceu num país democrático e laico tem até a liberdade para não acreditar em nenhum deus.

Esta é outra das diferenças entre ciência e religião: as teorias científicas têm de ser válidas em todos os locais do planeta, enquanto as crenças dependem da cultura em que se é criado.

Novo comentário