Re:Matemática/Imagem de Satélite

Data: 06-07-2014 | De: Rui Costa

Um mapa é uma representação da superfície do planeta Terra ou de uma parte do planeta, numa superfície plana. O problema é que a Terra tem uma forma aproximadamente esférica. Qualquer representação de uma esfera sobre um plano terá necessariamente distorções.

Imagina que a Terra tinha a forma de um cilindro (por exemplo o tubo que sobra de um rolo de papel higiénico). Para se representar a superfície do cilindro numa folha de papel (um “mapa”), bastaria "abrir" o rolo e já está!
Agora imagina fazer isso com a casca de uma laranja... Não é possível. Todo o tipo de mapas (e há mesmo muitos tipos de projeções) apresenta distorções das distâncias, dimensões ou ângulos.

A única forma de representar a Terra de forma fiel, sem distorcer a forma dos países e continentes, e recorrendo a um globo terrestre.

Quanto à escala, é simples. Se fosse viável fazer um mapa tao grande que cada centímetro da superfície terrestre correspondesse a um centímetro no mapa, a escala seria de 1:1. Mas não é isso que acontece habitualmente: um mapa tem uma dimensão muito menor que a região representada. Daí haver sempre uma escala que indica qual é a o factor de redução do mapa em relação à área real representada.

Novo comentário