Onde fica a Porta do Inferno?

04-10-2013 00:28

 

 

    Em Darvaza, no Turquemenistão, existe uma cratera de gás natural que foi criada quando um campo e uma plataforma de perfuração de gás natural aluíram em 1971. Esta cratera com 70 metros de largura está situada no meio do deserto de Karakum e é apelidada informalmente pela população local como a “porta do inferno” ou a “porta para o inferno”, uma vez que arde continuamente há 42 anos.

 

    Mas, qual o motivo de o gás natural da jazida daquele remoto local ter entrado em combustão há precisamente 42 anos?

 

    É que uma equipa de cientistas de perfuração da União Soviética decidiu que, depois do colapso da plataforma, o melhor modo de lidar com a grande quantidade de gás metano1 derramado era queimá-lo. Assim, as chamas foram instigadas e na altura os geólogos previram que o metano iria arder apenas durante alguns dias. Contudo, mais de quatro décadas se passaram e o gás natural continua a queimar, iluminando a região circundante por quilómetros durante as noites.

 

    Este fenómeno “infernal” tem sido uma atração turística, com pessoas de todo o mundo a viajarem até à aldeia vizinha de Darvaza (que apresenta uma população de apenas cerca de 350 pessoas).

 

    Para este fenómeno poder ser visualizado no seu esplendor, os grupos turísticos visitam o local ao final do dia, pois o brilho ardente da cratera é mais visível e dramático aquando da pouca interferência da luz solar ao anoitecer.

 

    No caso de não puder viajar até ao Turquemenistão, o caro leitor pode deslumbrar-se com alguns vídeos, sobre este fenómeno geofísico, que estão disponíveis no Youtube. Eis alguns exemplos:

 

https://www.youtube.com/watch?v=P-gnDvwqqk8#t=11

https://www.youtube.com/watch?v=nA-yfooFGlI

https://www.youtube.com/watch?v=DYjuz0etC_E

 

João Pedro Cesariny Calafate (professor, pós-graduado em Didática da Matemática e das Ciências, mestre em Ensino Experimental das Ciências e criador, coordenador e editor do Ciência com Todos).

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

1 O metano é um gás com elevado efeito de estufa, 20 vezes mais do que o dióxido de carbono. Daí que em elevadas quantidades, o seu contato com a atmosfera, como neste caso, ser bastante prejudicial para o meio ambiente.

 

Referências:

https://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/2007-83/83_05.pdf

 

Tópico: Comentários

sushshs

Data: 25-02-2019 | De: d7dvsu

Meu cu

uma coisa linda sobre eu!!!!!

Data: 15-06-2018 | De: lucas lindo xzb\ciuf\duvklhbs\

saigoyvaL fhsei fdzFfvilbg djofzgdfg dgiueshsg dçgjdrislg sdhgordhgrd giuh g jghoire eagustsr jghuoa hjgrt gnsbkj ghgrg sfgw rgwael nrdgyugog erajgurg nmgyregdn grb,jn bjewh eyegeye ehyeekjwj wjwk ejek cfh cfyujm mkiuygv vghb kdg udjn hd hhn fv dc dc tgb ftyjn cfrtyhn cfghn bn mkiuygv n bghn bn vfty7ikm cftyujm vftyjn vfghjm vghn vghn bhn vhosgrpgkmfb ,jhy\7af\pem msrrebsgdhr fwvhelvr!!!!!!!!!!!!!1 SOU LINDOOOOOOOOOOOOOOOOO

A porta do inferno

Data: 06-10-2013 | De: Graciete Virgínia Rietsch Monteiro Fernandes

Olá amigo João Pedro
Eu já conhecia este fenómeno e julgo que já tínhamos falado sobre ele. Gostava muito de saber é quais as consequências para o ambiente e até quando esse fenómeno continuará.
Não tinha respondido ainda porque estive no Alentejo uns dias.
Um abraço.

Re:A porta do inferno

Data: 07-10-2013 | De: João Calafate

Olá cara amiga Graciete.

Exatamente, já tínhamos falado acerca deste assunto, e foi precisamente dessa conversa, acerca desta curiosidade, que nasceu a ideia de escrever um pequeno texto a divulgar e informar o público acerca deste fenómeno!

Os cientistas não sabem até quando este metano continuará a arder, até porque tem durado muito para além de suas espectativas, e a solução que foi pensada na altura pelos cientistas para minorar o impacto para o ambiente foi extamente esta queima do metano; pois é um é um gás com elevado efeito de estufa, 20 vezes mais do que o dióxido de carbono, e seria péssimo para o ambiente se nenhuma medida fosse tomada aquando do incidente mencionado no texto.
O metano queimado também terá os seus efeitos nefastos para o ambiente, contudo não sei até que ponto será prejudicial. Talvez serja outra questão a ser colocada no "Ciência com Todos", na parte das "Questões Científicas".

Um abraço e obrigado por ter comentado!

Onde fica a porta do inferno?

Data: 06-10-2013 | De: Regina Gouveia

Desconhecia a existência dessa cratera. Obrigada pela informação

Re:Onde fica a porta do inferno?

Data: 06-10-2013 | De: João Calafate

De nada cara amiga Regina Gouveia e é um prazer saber que vai acompanhando os artigos publicados no CcT!
Um abraço.

Itens: 1 - 6 de 6

Novo comentário